terça-feira, 20 de maio de 2008

Gratificações: Como Ser Justo?

As gratificações podem ser uma ferramenta de grande motivação, mesmo para os empregados de uma empresa muito pequena. Elas também podem ser uma perda de dinheiro. O modo como elas são planejadas e administradas é que faz a diferença.

Gratificações apropriadamente administradas podem reforçar o comportamento que levará sua firma ao sucesso recompensando as pessoas por fazer uma contribuição específica para a empresa.

Gratificações distribuídas inadequadamente resultarão em empregados insatisfeitos que as esperam, mas que podem não se sentir felizes com o que recebem.

Estabeleça Objetivos

Para obter o máximo pelas bonificações, associe-as a objetivos claramente estabelecidos. Um bom momento para estabelecer estes objetivos é no começo do ano. Eles devem ser concretos, atingíveis, e fundamentais para o crescimento da sua empresa. Os seguintes passos o ajudarão a estabelecer bons objetivos para bonificações:

  • Estabeleça os objetivos com os Empregados

    Os empregados freqüentemente são a melhor fonte de informação a respeito de quais objetivos específicos do trabalho contribuiriam para aumentar a produtividade em geral ou outros objetivos da empresa. Envolver os empregados na escolha dos objetivos também afastará o ressentimento que pode vir da imposição de objetivos por parte da gerência.

  • Re-avalie os objetivos com freqüência

    Faça isto, no mínimo, na metade do ano para garantir que os objetivos ainda fazem sentido e que os empregados estão na luta. Grandes empresas tendem a ter objetivos concretos, mas empresas menores deixam esta informação passar despercebida.

  • Estabeleça objetivos específicos e avaliáveis

    Não estabeleça objetivos tais como “Fazer um trabalho melhor”, porque um objetivo geral não explica ao empregado quais os passos a seguir. Um exemplo de um objetivo construtivo é “Aumente o tempo de resposta às ligações de consumidores em um terço” ou “Diminua as reclamações do usuário em um 50 %”.

  • Estabeleça objetivos que comprometam os empregados com o sucesso da sua empresa

    Não suponha automaticamente que as bonificações devam ser associadas ao aumento nas vendas ou no lucro. Por exemplo, pode ser mais importante em determinado ano para sua empresa, diminuir custos ou aumentar a visibilidade. Associe as bonificações àquele objetivo crítico mais do que àquele que é tradicional.

  • Certifique-se de que os objetivos sejam atingíveis pelos empregados

    A maioria das pessoas tende a estabelecer objetivos que são muito altos e isto provoca a frustração e a falta de motivação do empregado com o tempo, o que acaba com o valor de estabelecer objetivos.

Outras Razões para Dar Gratificações

Se você não estabeleceu objetivos com seus empregados em Janeiro, isso não significa que você não possa pagar gratificações este ano. Há uma quantidade de razões que você pode querer considerar ao pagar gratificações de fim de ano para seus trabalhadores. De acordo com Ted A. Hagg do Ableman Management Services, um serviço de consultoria financeira e gerencial para indivíduos e pequenas empresas, localizado na cidade de Nova Iorque, você ainda pode tomar uma decisão educada no final do ano, se fizer as seguintes perguntas:

  • Posso dar gratificações?

    É compreensível não estar em condições de dar gratificações todo ano. Se você não teve lucro, por exemplo, as gratificações são inapropriadas.

  • Quero manter os trabalhadores que eu tenho?

    As gratificações são umas ferramentas para atrair e manter bons empregados. Se você está preocupado com a possibilidade de perder alguém para a concorrência você deve levar considerar isso na sua decisão.

Quanto Pagar

Não há regras prontas e rígidas exceto que você deve fazer as gratificações eqüitativas entre grupos de pares e sempre ter a justificativa do desempenho para as gratificações. Os empregados discutirão as gratificações, e se não for eqüitativo, irá gerar conflitos ou processos provavelmente.

Quando distribuir gratificações, certifique-se de explicar as razões para elas. Essas razões devem ser objetivas, avaliáveis, e orientadas ao desempenho. Quando distribuir gratificações, deixe bem claro que uma gratificação é algo adicional que pode não estar sempre disponível. Deixe tão claro quanto possível o fato de que você está recompensando eles pelas realizações deste ano e que as gratificações estão disponíveis no desempenho da empresa só este ano.

As Nuances da Gratificação

O final do ano não é o único momento em que as gratificações podem ser distribuídas. Alguns empresários acreditam que, dando gratificações ou não, você também deveria fornecer recompensas periódicas por trabalhos bem feitos. Os contadores as dão freqüentemente ao término do período de impostos, outros empresários as dão no fim de um trabalho grande ou período de muito trabalho para demonstrar agradecimento pela devoção e trabalho duro dos empregados.

Mesmo uma gratificação de $50 apenas pode significar muito para alguém porque isto demonstra que você reconhece seu trabalho duro. Se você não tem muito dinheiro extra para dar, uma pequena gratificação ou uma gratificação na forma de tempo livre pode funcionar.

Algumas pessoas acreditam que dar todas as gratificações no final do ano não é uma boa idéia. De acordo com David H. Bangs, Jr. autor de “Passos Inteligentes para Escolhas Inteligentes” (Upstart Publishing Company), as gratificações de fim de ano podem criar uma síndrome de “a minha é maior que a sua” em sua empresa. Bangs recomenda fornecer gratificações para metas atingidas na hora da realização.

Quando você estiver distribuindo gratificações durante o ano ou no final dele, não se esqueça das pessoas “por trás da cena” que têm tirado os grandes pedidos, as apresentações de sucesso para clientes, e a viagem, possíveis. A equipe administrativa é fundamental para fazer todas as outras funções da empresa operar adequadamente. Recompense-os por isso.

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